Musculação: o que saber antes de começar

Musculação: o que saber antes de começar

Veja algumas respostas para os grandes mitos sobre a musculação e comece já os seus treinos!

0
COMPARTILHE
musculação o masculino
Musculação é uma atividade que pode ser desenvolvida por pessoas de todas as idades. Foto: Shutterstock

Todos nós sabemos que começar a praticar uma atividade física, seja ela um esporte ou apenas exercícios físicos regulares, não é simplesmente querer e pronto. É preciso conhecer um pouco do que será desenvolvido e, principalmente, observar se ela é a mais indicada para o seu perfil, objetivos e possibilidades. No caso da musculação não é diferente, por isso decidimos reunir aqui alguns mitos e verdades sobre a musculação e que você precisa saber antes de começar a malhar.

Musculação é para ficar todo musculoso

Não necessariamente. A confusão acontece porque muitas pessoas guardam na cabeça apenas a imagem daqueles competidores de halterofilismo, pensando que ficará assim apenas pelo fato de começar a musculação. Isto é um grande mito que já afastou muita gente (principalmente mulheres!) que não gostam deste tipo físico e decidiram não praticar. Tudo depende do seu objetivo e de como os seus exercícios serão orientados.

Há pessoas que procuram na musculação uma atividade física regular, para se manter em forma e evitar lesões comuns; outros que querem melhorar a postura corporal ou emagrecer; há inclusive os que querem apenas ter uma atividade para reduzir o estresse. Como se trata de uma atividade física, este é também o meio que muitas pessoas encontram de manter a saúde em dia e afastar o risco de doenças.

Existe uma idade certa para a musculação

Não. O que pode existir é contraindicação médica para casos específicos de doenças limitadoras, não idade. É claro que cada caso deve ser avaliado de maneira isolada e os treinos vão depender da capacidade de cada um. Assim como outras atividades físicas, a musculação pode contribuir muito para o desenvolvimento ósseo e corporal de um jovem. É ela também que ajuda milhares de idosos a evitar as lesões e a perda de movimentos que são naturais do envelhecimento. A dica é procurar sempre uma avaliação profissional antes de iniciar qualquer atividade.

Gestantes, pessoas com doenças crônicas ou deficiência devem evitar

Esta é mais um erro provocado simplesmente pela falta de informação, pois não há nada na musculação que impeça estas pessoas de praticarem as atividades, salvo é claro, como dito antes, em casos de doenças limitadoras. Os exercícios, quando elaborados de maneira correta e por um profissional, tendem a melhorar a qualidade de vida das pessoas, não o contrário. Você não recebe uma meta quando entra em uma academia, mas sim, traz um objetivo e encontra na academia uma maneira de alcança-lo. Por isso, cada treino será pensado exclusivamente para você e de acordo com a sua capacidade e necessidade.

Musculação: quanto mais, melhor

Não é bem assim. Como toda atividade física, a musculação deve também ser dosada para não extrapolar e trazer resultados contrários ao que se espera. Você precisa começar pensando no que você quer alcançar, mas dando um passo de cada vez. Cada treino, cada exercício e esforço diário conta no seu caminho até a sua meta, mas não adianta querer dar “um passo maior do que as pernas”. Tenha calma, faça sua parte, se esforce e siga rigorosamente o que seu instrutor estipular. Certamente ele sabe melhor do que você o que é preciso para atingir seus objetivos.

Esportes são melhores do que a musculação

Se você pensa assim é preciso rever os seus conceitos. Alguns esportes possuem sim a capacidade de trabalhar o corpo de maneira mais completa naturalmente, pois seus movimentos base exigem isso. Acontece que em uma academia é possível encontrar tudo isso, nos diversos equipamentos disponíveis e na maneira de trabalhar cada músculo. Tudo pode ser compensado, desde que você esteja disposto a fazê-lo.

A principal vantagem da musculação, neste caso, é que com a individualização no desenvolvimento dos músculos é possível avançar mais rapidamente em direção a seus objetivos. O mais importante de tudo é não ficar parado!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA