Street Workout aumenta a força e o equilíbrio do corpo

Street Workout aumenta a força e o equilíbrio do corpo

Conheça a atividade que utiliza o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos e porque ele vem se tornando uma verdadeira febre em todo o país!

1
COMPARTILHE
street workout o masculino
Os treinos de Street Workout podem ser feitos em qualquer lugar e não necessita de investimentos específicos. Foto: Shutterstock

Está aí uma modalidade de atividades físicas que nunca vai cair na rotina e nem mesmo possibilita a velha desculpa de morar longe da academia. O Street Workout, que em tradução literal seria algo como “Treino de Rua”, trata-se de um conjunto de exercícios que, por meio da execução de movimentos calistênicos, utiliza o próprio peso do corpo para se desenvolver.

Por não depender de nenhum equipamento mais específico, as atividades podem ser executadas em uma praça, parque, ou qualquer outro espaço. Entre os exercícios podemos destacar as puxadas na barra fixa e as flexões de braços, que são executados das mais diversas maneiras nesta modalidade de treino, o que o torna ainda mais interessante.

Leia também: 

7 esportes que fazem bem ao coração

Escolha o esporte ideal para você e mexa-se!

Como praticar um esporte mantendo a motivação?

O grande diferencial do Street Workout é que ele é acessível para qualquer pessoa que queira praticar uma atividade física que não gere uma rotina, não sendo necessário nenhum investimento específico. Outro ponto positivo é que, por utilizar o peso do próprio corpo para executar os exercícios, leva o praticante a conhecer melhor seu corpo, compreendendo seus limites e, logicamente, sendo um convite a superá-lo.

street workout o masculino
Para a execução dos movimentos você utiliza o peso do próprio corpo, aumentando a força e o equilíbrio. Foto: Shutterstock

Street Workout

Trata-se de uma modalidade que já é praticada em mais de 90 países, sendo Estados Unidos e Rússia as principais referências. No Brasil, o número de grupos que praticam o Street Workout vem crescendo bastante nos últimos 5 anos, assim como cresce também o número de pessoas que participam dos grupos já existentes.

Entre os principais benefícios do Street Workout para o seu corpo podemos citar o desenvolvimento da força física e do equilíbrio, que são habilidades básicas para a execução dos exercícios.  Com o tempo de prática da atividade é impossível não ficar com o corpo bem definido e cheio de músculos, o que também pode ser visto como um ponto positivo.

Os treinos lembram bastante a ginástica olímpica, pela necessidade de uso da força, equilíbrio e, de certa forma, uma sincronia dos movimentos para que os exercícios sejam bem executados. Os músculos mais trabalhados nesta modalidade são peitorais, bíceps, tríceps, deltoides e abdome, mas é importante lembrar que o corpo todo acaba sendo trabalhado nas atividades.

Há uma visível queima de gordura com o passar do tempo, mesmo quando ainda se está bem na fase inicial dos treinos. É possível também atingir certa hipertrofia muscular, mas de uma maneira mais lenta do que na academia. O motivo é o fato de que este não é o objetivo final do Street Workout, que tem como foco principal o desenvolvimento da força e equilíbrio do corpo, além da definição muscular de forma mais eficiente.

street workout o masculino
É necessário que você já desenvolva uma atividade esportiva para começar a praticar o Street Workout. Foto: Shutterstock

Como iniciar no Street Workout

Se você ficou interessado em tudo o que o Street Workout pode oferecer para o seu corpo é importante que saiba que, ainda que pareça, não se trata de uma atividade tão simples. Ele exige muita força física para a execução de grande parte dos exercícios, o que vai aumentando a dificuldade com o passar do tempo. Por isso, caso você já desenvolva uma atividade física na academia ou pratica algum esporte de força e resistência, certamente será mais fácil.

Caso contrário, é aconselhado começar com os treinos na academia para atingir um nível básico de força e equilíbrio para em seguida se iniciar no Street Workout. O mais indicado é que você comece com treinos 3 vezes por semana durante o primeiro mês, aumentando o número de repetições quando sentir que os exercícios já não estão gerando mais fadiga nos músculos.

Não se esqueça de sempre de fazer um bom alongamento e aquecimento antes de começar os treinos, pois somente assim você poderá evitar lesões e outros problemas que podem, inclusive, impedir que continue a praticar o esporte. Lembre-se, também, que seu corpo necessita de tempo para se acostumar e se fortalecer e que os ganhos do Street Workout, assim como de outras modalidades do esporte, os resultados não vêm da noite para o dia.

1 COMENTÁRIO

  1. Sou apaixonado por esportes e esse é novidade para mim. Gostaria muito de conhecer grupos para aprender e praticar o esporte. Achei maravilhoso principalmente por não ficar preso numa academia e revezando aparelhos.

DEIXE UMA RESPOSTA