7 esportes que fazem bem ao coração

7 esportes que fazem bem ao coração

Conheça os 7 esportes que fazem bem ao coração, deixe o sedentarismo de lado e tenha uma vida muito mais saudável!

0
COMPARTILHE
esportes que fazem bem ao coração o masculino
Corrida ajuda a melhorar a capacidade cardíaca e respiratória. Foto: Shutterstock

Não é preciso dizer que a prática de um esporte é sempre bom para conservar a saúde do corpo e da mente, pois isto já está mais do que provado. Acontece que algumas atividades físicas são melhores para quem quer manter o coração sempre saudável.

Leia também:

Escolha o esporte ideal para você e mexa-se!

Musculação: o que saber antes de começar

Qual é o melhor horário para treinar?

Foi pensando nisto que decidimos listar para você quais são os esportes que fazem bem ao coração, como forma de ajudar você a se decidir. Vale lembrar que toda prática de exercícios deve ser acompanhada por especialistas, principalmente quando se trata de atividades de alta intensidade.

Esportes que fazem bem ao coração

Corrida

É um dos esportes mais comuns atualmente, principalmente pelo fato de não ter restrição de idade ou condição física. Cada um por correr de acordo com sua capacidade, no seu ritmo e por quanto tempo quiser (ou conseguir). É considerado como um esporte de resistência, ajudando a desenvolver e manter uma boa capacidade cardíaca.

Vale lembrar que você não deve forçar o seu corpo se está querendo sair de uma rotina sedentária, pois pode se lesionar ou mesmo perder a motivação com o cansaço. Corridas de 20 a 45 minutos 2 ou 3 vezes por semana, com um aquecimento de aproximadamente 5 minutos, já é o suficiente para cuidar do coração.

Patins

É outro esporte que não possui restrição por idade, apesar de ser um pouco mais arriscado do que a corrida, por exigir mais equilíbrio e resistência no caso de queda.  Mesmo assim, consegue ser bem mais divertido do que a corrida, o que ajuda a manter a motivação e conta a favor de quem o pratica.

Além de ser excelente para o coração (desde que você mantenha um ritmo constante em um treino de longa duração), patinação ajuda a desenvolver um senso de equilíbrio, além de mobilizar todos os músculos do corpo. Importante ressaltar que é indicado sempre o uso de equipamentos de proteção, principalmente o capacete, cotoveleiras e joelheiras.

esportes que fazem bem ao coração o masculino
A natação está entre os esportes mais seguros e com melhores resultados para o coração. Foto: Shutterstock

RPM

Trata-se de um esporte praticado nas academias de todo o país, utilizando uma bicicleta ergométrica. O diferencial é exatamente a maneira como os exercícios são feitos, pois se utiliza música rítmica para ditar e animar toda a atividade, que vai sendo alternada de acordo com o propósito da aula.

Existem várias modalidades, que contam com a simulação de subidas, corrida contra o relógio, treinamento intervalado, entre outros. As sessões começam com um aquecimento e terminam sempre com um tempo de recuperação, gerando uma duração total de aproximadamente 45 minutos. Fazer 3 sessões por semana é o ideal para a saúde do coração, como forma de desenvolver e manter em forma a sua capacidade cardiovascular.

Remo

Quem tem a oportunidade de praticar este esporte deve fazê-lo, pois é excelente tanto para o corpo quanto para o coração. Caso não seja possível praticar em um clube de remo ou com equipamentos próprios na água, saiba que o mesmo benefício pode ser atingido com os equipamentos da academia.

É sem dúvidas um dos exercícios que mais contribuem para a manutenção da capacidade cardíaca, além de trabalhar 80% dos músculos do corpo. Outro ponto positivo é que não impacta diretamente sobre os ossos como a corrida, por exemplo, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades, desde que haja acompanhamento profissional.

Caminhada e suas variações

Mais um exercício que não possui restrição de idade e pode ser facilmente encaixado em sua rotina, o que diminui as desculpas para não praticar um esporte. A caminhada e suas variações são consideradas como os mais seguros e acessíveis esportes para a melhoria das funções cardíacas e pulmonares.

É importante lembrar que, assim como na corrida, é preciso ter cuidado com o ritmo e o tempo de caminhada no caso de alguém que está deixando o sedentarismo agora. Outro aspecto que deve ser observado antes de praticar o esporte é o local onde se pretende caminhar, levando em consideração a inclinação do terreno, o tipo de piso, as irregularidades do solo e também os obstáculos que podem atrapalhar a atividade.

Natação

Também não possui restrições de idade, sendo ainda melhor praticado em piscinas com 50 metros ou mais de comprimento, pois assim você não precisa interromper seu esforço no exercício. Com a natação trabalhamos músculos em todas as partes do corpo, principalmente se desenvolvemos as diversas modalidades do esporte.

Para que se possa trabalhar de forma significativa a capacidade cardíaca e respiratória, são necessárias pelo menos três sessões por semana, lembrando sempre de contar com a avaliação e o acompanhamento de um profissional.

esportes que fazem bem ao coração o masculino
A bicicleta é usada inclusive na recuperação de pacientes com problemas cardíacos. Foto: Shutterstock

A bicicleta e suas variações

Indicado para todas as idades, a bicicleta pode ser feita tanto em um ambiente externo quanto utilizando um equipamento fixo em casa ou na academia. Seus benefícios são tantos que a modalidade é constantemente incluída no planejamento de reabilitação de pacientes cardíacos, principalmente por contribuir de maneira grandiosa para o aumento da resistência do sistema cardiovascular.

Como todas as atividades físicas, não é indicado que você inicie nenhum esporte ou exercício sem a avaliação de um profissional da área, pois você corre o risco de criar um problema ainda maior do que o sedentarismo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA