Veja 8 razões para começar a andar a pé

Veja 8 razões para começar a andar a pé

Entenda como andar a pé pode melhorar o seu corpo e a sua saúde, ainda que você não considere como um esporte.

1
COMPARTILHE
andar a pé o masculino
São inúmeros os benefícios de andar a pé para a sua saúde. Não perca mais tempo! Foto: Shutterstock

Considerando que as pessoas estão cada vez mais sedentárias, seja por motivo da profissão que exerce ou mesmo pela falta de tempo para se exercitar, a caminhada ganha ainda mais importância na vida das pessoas. E aqui não estamos nem falando nela como esporte, mas como a opção por andar a pé até o destino quando se poderia ir de carro, por exemplo. Se você está querendo repensar sua rotina, veja alguns bons motivos para andar a pé.

Como um dia já disse Hipócrates, “Caminhar é o melhor remédio para o homem”. Mesmo considerando o esporte mais antigo do mundo, a caminhada ainda é deixada de lado por muitas pessoas atualmente, o que acaba aumentando o sedentarismo e prejudicando gravemente a saúde.

Benefícios de andar a pé

1 – Você já nasce pronto – Em primeiro lugar é preciso lembrar que o nosso corpo já foi projetado para a prática deste esporte, não precisando de um treinamento específico para ele. Além disso, trata-se de uma atividade que é acessível a todos, pois não há necessidade de investimento direto em equipamentos. Além disso, ainda que você esteja acima do peso poderá praticar.

2 – Versatilidade da prática – Outro aspecto importante é que o cenário para este esporte pode ser o que você mais gostar, na hora que você puder, sozinho ou com quem se dispor a te acompanhar. Não tem limite de idade nem contraindicação. Especialistas afirmam que andar a pé é uma atividade bem menos traumática do que correr.

3 – Protege de doenças diversas – Você também já deve ter ouvido diversos médicos especialistas em doenças cardíacas destacando que a caminhada é também um excelente exercício, que protege você de acidentes vasculares, do diabetes e também dos altos níveis do colesterol.

4 – Trabalha todo o corpo – Andar permite que você trabalhe todos os seus músculos em um exercício só, podendo inclusive ser aprimorado caso você aproveite o momento para se alongar, mexer mais efetivamente os braços, ombros, pescoço, etc.

5 – Alivia o estresse – A caminhada é também uma prática ideal para tomar um ar fresco, espairecer, limpar a mente e mandar para bem longe o estresse. Isto vale mais ainda se você praticar em um ambiente aberto e rodeado pela natureza. Assim, a caminhada será sempre um momento de prazer para você, trazendo como bônus os benefícios para sua saúde.

Andar a pé x Corrida

6 – Preservação do corpo – Ao caminhar, nós elevamos nosso peso 1,5 vezes (sobre nossa estrutura, principalmente as pernas) enquanto na corrida pode chegar a 3 ou 4 vezes.

7 – Efeito igual ou melhor do que o da corrida – Já está provado que o gasto energético total de uma caminhada é igual ou mesmo superior ao da corrida. A conta é simples: se você andar duas a três horas por semana pode queimar entre 600 a 1.000 calorias, o que pode significar uma perda de 4 6 quilos por ano. Você não precisa fazer tudo de uma vez, o que é outra vantagem. Aproveite as oportunidades do dia a dia, como ir a um restaurante mais longe do escritório, fazer compras sem utilizar o carro, sair para passear com o seu cão, etc.

8 – Não há cobrança – Por não enxergar como um esporte, não há cobrança de resultados, apenas os benefícios poderão ser sentidos. Quem corre quer melhorar o tempo, a distância, superar os obstáculos. Quem anda a pé quer manter a saúde em dia, transformando os prazeres em atividade física diária.

Não há milagre

Não espere uma grande transformação imediata do seu corpo apenas com a caminhada. Para cada objetivo existe uma estratégia e exercícios específicos que deverão ser feitos. Além disso, em todos os casos é preciso que você cuide da sua alimentação, pois o desequilíbrio neste aspecto pode ser ainda mais prejudicial do que o sedentarismo.

Outro aspecto que deve ser destacado é o fato de que é preciso ter regularidade para que a caminhada faça efeito sobre o seu corpo. Não quer dizer que você tenha que determinar horário e distância para a prática, mas que você ande a pé com frequência. Por isso, deixe de lado a preguiça, diga um tchau para o sedentarismo, controle a sua alimentação e pé na estrada!

1 COMENTÁRIO

  1. Matéria Importantíssima !
    Esse Artigo: Deveria ser aproveitado através de Palestras, nos Municípios. Nas Equipes dos Programas de Saúde da Família.

    Nos Órgãos Etaduais de Saúde.
    Chamadas nos horários nobre nos Interva-los das Novelas ! Claro que tem que ser feito Paulatinamente, e em Tópicos durante no Mínimo Seis Meses. Para Conscientizar a População.
    Um Artigo desse nível tem que ser Aproveitado a nível Nacional !

    Esse Artigo é Muito Rico, e trás muita Informação, que nova e Atualizada. Inclusive Derrubando Alguns Tabus, e Criando novos Paradigmas.
    Atenciosamente:

    Francisco Vilanova.
    Ex Vereador do Município de Arauá.

DEIXE UMA RESPOSTA