Alfaiataria: as vantagens da roupa sob medida

Alfaiataria: as vantagens da roupa sob medida

Saiba o que você ganha em optar por uma roupa de alfaiataria e quais as diferenças em relação às roupas fabricadas em série!

1
COMPARTILHE
alfaiataria o masculino
As roupas sob medida estão ganhando novamente espaço entre os homens de estilo. Foto: Shutterstock

Os grandes avanços ocorridos na indústria trouxeram muitos benefícios para todos, isto é incontestável. Acontece que com estas mesmas mudanças, algumas profissões foram desaparecendo, substituídos pela produção em série, que conseguiu reduzir os custos e aumentar a oferta dos produtos.

Leia também:

O que vestir no dia a dia? Dicas básicas de estilo

Saiba como se vestir bem para um casamento!

Moda masculina: o que devo ter no guarda-roupa?

Foi o que muitas pessoas pensaram que havia acontecido com o trabalho do alfaiate, que perdeu espaço para a indústria do vestuário. Mas, o que muitos não sabem é que esta profissão continua viva e a alfaiataria vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de roupas, apoiado por quem prefere vestir algo feito sob medida.

Vantagens de optar pela alfaiataria

Para entender melhor o que há de diferente e vantajoso em se optar por uma roupa feita sob medida de uma alfaiataria em comparação aos produtos que encontramos nas lojas, entrevistamos com exclusividade Heitor Chaves, que é sócio da marca de alfaiataria Bespoke AW. O empresário explica precisou haver uma mudança no pensamento dos homens em relação às roupas e estilo para que a alfaiataria voltasse a ganhar espaço no mercado de vestuário.

“Acreditava-se que moda para homens significava roupas limpas e práticas para não pensar muito antes de se vestir. De alguns anos para cá, se vestir bem e prestar atenção na aparência entraram nos interesses dos homens brasileiros, que aprenderam que uma boa imagem pode trazer benefícios e o que eles vestem são representações da sua imagem. Com esse pensamento, principalmente os homens que são mais conscientes na hora da compra e buscam qualidade e não apenas preço, a alfaiataria sob medida voltou a ser valorizada nesse novo contexto”, afirma o empresário.

alfaiataria o masculino
Terno “Mario de Andrade”, produto Bespoke. foto: Divulgação

Seguindo esta mudança de pensamento, os homens começaram a perceber que as roupas pré-fabricadas não respeitam as características do corpo de cada pessoa, por serem feitas usando como referência um tamanho médio. Aí estão as vantagens da alfaiataria.

“A experiência da compra da roupa sob medida é muito interessante. Não é apenas ter um costume com suas medidas que tem um caimento de acordo com o corpo, mas principalmente com a proposta de mandar uma consultora até o cliente onde ela desempenha um papel maior do que apenas tirar as medidas. Com a presença da consulta, ela entende a necessidade do cliente, se essa roupa é para trabalhar, sair ou uma ocasião especial e com essas informações consegue indicar tecidos e modelos que atendem a essa necessidade. O resultado disso são roupas com caimento exato para o corpo do cliente aliado à situação na qual ele quer usar essas peças”, ressalta Heitor.

A tecnóloga e a alfaiataria

Se quando você ouve a palavra alfaiate relaciona com profissão e coisas antigas, talvez seja a hora de você rever seus conceitos. “A tecnologia trouxe uma facilidade para quem quer fazer uma roupa sob medida, uma vez que pode entrar no site da Bespoke AW, por exemplo, e agendar online uma visita de uma consulta no horário e lugar que for mais conveniente”, destaca o empresário.

Além disso, as evoluções no processo de fabricação das roupas também garante um atendimento melhor e a satisfação garantida com a compra. “Para a produção, a tecnologia proporciona um alto grau de qualidade na execução do processo, garantindo que a medidas sejam seguidas na fábrica. Por exemplo, nossas consultoras tiram fotos dos clientes pelo smartphone e essas fotos são analisadas na produção para entender a postura, inclinações que são detalhes importantes para a fabricação da peça”, ressalta Heitor.

alfaiataria o masculino
Terno Fernando Pessoa, produto Bespoke. Foto: Divulgação

Apesar de ser uma tendência a compra de roupas feitas sob medida pela internet, o empresário ressalta que nada consegue suprir um atendimento presencial. “No caso da Bespoke AW a compra ainda não é feita diretamente pelo site, a plataforma é utilizada para o agendamento com uma consultora. Acredito que a presença física seja muito importante na hora de comprar uma roupa sob medida. Uma vez que temos essas informações, aí sim o cliente vai conseguir comprar diretamente no site em uma próxima oportunidade”, conclui.

A dica então é ficar atento e começar a repensar seus conceitos (e preconceitos) em relação ao trabalho dos alfaiates e as roupas sob medida. Lembre-se que independente do seu estilo, vestir-se bem é uma maneira de se diferenciar em uma época tão “feita em série” como a nossa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA