O que vestir no dia a dia? Dicas básicas de estilo

O que vestir no dia a dia? Dicas básicas de estilo

Saiba como ter um guarda-roupa básico para o dia a dia sem gastar muito e se vista sempre com estilo!

3
COMPARTILHE
dia a dia o masculino
Ter um guarda-roupa versátil não significa ter muitas peças, mas acertar nas escolhas. Foto: Shutterstock

Nós já falamos aqui sobre como montar o guarda-roupa que permita que você fique elegante seja qual for a ocasião. Mas, se tem uma coisa que exige bastante cuidado e muita atenção é quando você pensa em comprar roupas para o uso no dia a dia. Há sempre dois riscos: comprar muita roupa que você não precisa e esquecer o básico; ou gastar uma grana alta em roupas que não fecham com o seu estilo.

Por isso resolvemos dar algumas dicas infalíveis para você saber o que deve ter no seu guarda-roupa de maneira que facilite o seu dia a dia. As informações abaixo devem ser vistas como sugestões que atendem aos homens em geral, mas pode sofrer algumas alterações de acordo com o seu estilo. Você verá que não é preciso investir uma fortuna para ter estilo.

Dicas para o dia a dia

A primeira coisa que você deve pensar é que não adianta ter um milhão de peças de roupa guardadas se você não sabe como quer se vestir, nem mesmo ter o mínimo de noção de como combinar o que você tem. Por isso é importante decidir antes o que você precisará e como irá utilizar cada peça. No final deste texto colocamos algumas peças básicas que podem orientar suas decisões.

Entenda sua rotina – Pense seu dia a dia de maneira bem prática para que você saiba o que vai precisar ter em seu guarda-roupa. Faça a você mesmo algumas perguntas do tipo: que tipo de roupa devo usar no trabalho? Frequento mais restaurante ou bar? Quais lugares costumo ir com a minha namorada? Com que frequência saio com os amigos? Que tipo de eventos vou (ou pretendo ir)? Prefiro um estilo mais informal ou sério?

São perguntas que parecem simples, mas ajudarão você a entender de maneira mais clara o que você realmente precisa em seu guarda-roupa para o dia a dia. Anote estas respostas e visualize sempre que for comprar algo para você. É sempre bom lembrar que isto não deve limitar sua variedade de roupas, mas sim evitará as compras em excesso e, principalmente, a aquisição de peças que de nada servirão para você. Você deve ter roupas para ocasiões especiais, mas vai precisar muito mais de uma diversidade maior para o cotidiano.

Ter muita roupa não é sinal de facilidade – Lembre-se sempre que ostentar um guarda-roupa cheio de opções não ajuda em nada para facilitar a sua rotina, podendo em muitos casos apenas gerar dúvidas na hora de se arrumar para sair. Você precisa de variedade sim, mas com inteligência. Saiba comprar sempre pensando no que você já tem, se vai dar para combinar, se aquela peça vai exigir outra compra, se será confortável de usar no dia a dia, se você realmente precisa.

Cuidado com as cores, detalhes e estampas – Apesar de que cada pessoa tem um estilo diferente, montar um guarda-roupa básico para o dia a dia requer atenção ao que você vai usar. Roupas mais marcantes podem dar a impressão de que você está sempre repetindo, o que não é a ideia. Por isso é importante optar por peças mais básicas, ainda que você mantenha as suas preferidas para algumas ocasiões.

A etiqueta não define o estilo – Lembre-se disso quando for comprar. Não é porque um amigo comprou a roupa de uma marca e ficou legal que isso vai funcionar para você. As pessoas são diferentes e se você embarcar nessa pode se frustrar. Compre pensando no que vai usar, pois será bem mais prático e a natureza também agradece pelo não desperdício.

Tenha sempre peças coringa – Algumas roupas se encaixam perfeitamente nos mais variados estilos e podem servir de base para compor o seu visual no dia a dia. Se você está pensando que dar usos diferentes para as mesmas peças é sinal de repetitividade, talvez seja a hora de rever os seus conceitos, meu chapa! Veja abaixo algumas peças que são imprescindíveis no seu guarda-roupa para facilitar o dia a dia.

dia a dia o masculino
É preciso pensar em todas as ocasiões, mesmo as mais informais. Foto: Shutterstock

Roupas básicas que facilitam o dia a dia

Bermuda

Saiba escolher a bermuda e ela poderá ser a base do seu estilo em uma ocasião mais informal. Lembre-se que as bermudas de alfaiataria são as que mais ajudam a manter o estilo, ao contrário do jeans, além de serem muito confortáveis. Lembre-se sempre da composição de cores, pois isto pode fazer muita diferença também.

Blazer

Ele ajuda na versatilidade do visual, pois deixa um pouco mais formal para uma reunião de trabalho, por exemplo, mas te dá a possibilidade de um visual mais despojado ao tirá-lo para um happy hour com os amigos depois do horário. O melhor é que ele combina também com camiseta, calça jeans e até mesmo um tênis, dependendo é claro da composição.

Calça chino ou sarja

Está aí uma coisa que nós brasileiros estamos começando a utilizar agora, mas que já faz muito sucesso na Europa: calça de chino ou sarja, que é aquela que parece muito com a social, mas é feita com um tecido de algodão. Geralmente é mais justa ao corpo e é possível encontrar em cores mais variadas. Se você não tem com costume de usar, siga a instrução de sempre: comece com cores mais básicas e vá ampliando de acordo com o tempo.

Calça jeans

Se um dia foi considerada como parte de um estilo totalmente informal, atualmente a calça jeans pode ser uma grande aliada no dia a dia. Tudo vai depender da cor, modelo e, principalmente, do que você vestirá junto com ela. Você deve ter atenção em três pontos importantes ao comprar: primeiramente fique bem atento ao caimento, evitando que ela fique larga nas pernas; em segundo lugar, o comprimento dela não pode ser exagerado, sendo ideal que a barra da calça encontre o sapato sem sobrar, evitando aquela ‘sanfona’ no final; e, por fim, as cores devem ser mais sóbrias, de preferência mais escuras, evitando detalhes que marquem, como manchas, desfiados, etc.

Camisa

Invista em camisas que possam ajudar, não trazer dúvidas. A camisa branca é um coringa, servindo para diversas ocasiões diferentes. O mesmo serve para as de cores mais claras e sutis, como azul, rosa, verde e até o amarelo (preste atenção à cor da sua pele, pois pode influenciar também). Evite listras, estampas ou detalhes que marquem a camisa.

Camisa casual

São também ótimas opções para compor um visual mais adaptável ao dia a dia, tendo como carro chefe as camisas polo. Elas se encaixam em diversas ocasiões e podem dar um certo requinte no visual, sem ser formal ou reduzir a praticidade. O mesmo serve para as camisas de tecidos leves (que não são sociais).

Camisetas

Está aí uma peça que é considerada a mais fácil de incluir no guarda-roupa, mas que pode derrubar seu visual se você não tiver atenção em três pontos principais: o tecido, que pode não vestir bem e marcar, dependendo do caso (golas cavadas também não vale para todos!); o caimento, que como nas demais peças podem deixar o visual estranho; e as cores ou estampas, que podem marcar o visual (cuidado também com frases, marca da empresa ou estampas engraçadas, que podem jogar contra você).

Sapato casual

Usar sapatos não está entre as coisas que mais gostamos, tendo como motivo principal a falta de conforto. Acontece que esta desculpa não vale mais há bastante tempo, pois o próprio mercado já tratou de apresentar produtos que se adequam ao seu conforto. Você tem duas opções principais para suprir a necessidade: primeiramente o chamado ‘sapatênis’, que atende aos que preferem um visual com mais estilo e já vem caindo nas graças dos homens; ou o ‘sneakers’, que combina mais para quem prefere um visual mais descolado. O mais importante é que eles combinam com camisa ou camiseta, polo e até mesmo blazer.

Sapato social

Quebrando um mito, podemos afirmar que o sapato social também pode ser um coringa no seu guarda-roupa e ajudar muito a montar um visual interessante no seu dia a dia. Tudo vai depender do modelo, que deve ser bem escolhido para não destoar das demais peças que você está vestindo. Veja aqui nosso artigo que explica mais sobre os sapatos.

Sweater clássico ou jaqueta

Um Sweater clássico é uma peça que se encaixa nos mais variados estilos, combinando bem com camisas, camisetas e até mesmo gravata, caso a ocasião exija mais elegância. Não destoa mesmo que você esteja usando calças jeans ou social. Agora, se você prefere algo menos ‘sério’, a melhor opção é a jaqueta, de preferência que seja de couro natural ou sintético.

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom este artigo, seria interessante, fazer um, com fotos de combinações usando as peças e sugestões apresentadas neste, para inspirar ! e sugerindo algumas lojas para encontrar as respectivas peças ! obg

DEIXE UMA RESPOSTA