Vamos começar um planejamento financeiro?

Vamos começar um planejamento financeiro?

4
COMPARTILHE
começar um planejamento financeiro o masculino
É preciso compreender que começar um planejamento financeiro não é difícil e ajuda você a cuidar melhor do seu dinheiro. Foto: Shutterstock

Começar um planejamento financeiro pessoal é muito mais do que guardar dinheiro ou investir. Ele serve para realizar os sonhos e garantir seu futuro, preparando você da melhor forma possível para o que der e vier.

 

Depois de um longo ano de trabalho, você finalmente consegue tirar férias. Será em fevereiro. Calor, carnaval e você decide viajar para aquela praia do Nordeste (como bom mineiro, praia sempre é minha primeira opção).

Para aproveitar ao máximo seu passeio você procura planejar algumas coisas, por exemplo, o quanto tempo vai durar sua viagem; onde ficará hospedado; se vai de carro ou de avião; o que vai levar, como roupas de banho e toalhas; quanto dinheiro gastará com alimentação, lazer, etc. Você se planeja para não correr o risco de só encontrar hospedagem naquela pousada longe da praia. Ou então, para não perder tempo na viagem procurando uma roupa de banho nova, toalhas, chinelos e escova de dentes que você esqueceu em casa.

Leia também:

Dinheiro e felicidade: O que é o planejamento financeiro?

Independência financeira não depende da sorte

Planejamento financeiro: 6 dicas simples para cuidar do seu dinheiro

Se deixar para última hora pode não encontrar uma passagem de avião ou então encontrá-la por um preço bem maior. Pode não ter o dinheiro necessário para gastar durante a viagem, tendo que recorrer a opções mais caras, como extrapolar o limite do cartão de crédito.

Em outras palavras, você se planeja para aproveitar as férias, ao máximo, com menor estresse possível. Se você tem todo esse cuidado com suas férias, por que não preparar seu bolso para arcar com suas escolhas e com os revezes que a vida pode lhe dar? É por isso que o planejamento financeiro pessoal é importante para você!

O assunto pode ser considerado estranho ou novo na cultura brasileira, já que está ausente na maioria das escolas e universidades. É comum ouvir conceitos errados, de como planejamento financeiro pessoal só serve para tornar a pessoa mesquinha (“mão de vaca”, “pão-dura”), ou só serve para quem tem muito dinheiro ou então para te ajudar a investir na bolsa de valores.

Há quem pense que é muito cedo ou muito tarde para realizar um planejamento financeiro. Outros não gostam de pensar em imprevistos, como morte, desemprego e pobreza. Mas, infelizmente, eventualidades fazem parte da vida e lidamos com elas o tempo todo. Muitos acreditam que o planejamento financeiro pessoal é algo muito complexo, difícil e caro de ser feito. Estou aqui para mudar essa mentalidade!

Começar um planejamento financeiro

O planejamento financeiro pessoal tem como objetivo ajudá-lo a atingir seus sonhos através da administração adequada do seu dinheiro no presente, no futuro e nos imprevistos. Ele envolve diversos aspectos de sua vida financeira, como poupança, investimentos, seguros, impostos e aposentadoria.

Existe até um profissional para auxiliar você nessa jornada, o planejador financeiro pessoal! Diferentemente do gerente de banco ou corretor de valores mobiliários, o planejador financeiro pessoal não tem interesse em vender produtos financeiros, previdência ou que você invista em ações. Ele quer ajudá-lo a organizar e resolver seus problemas financeiros e fazer um plano para que você possa eliminar suas dívidas, equilibrar suas contas e acumular riqueza.

Por isso, nos próximos artigos, serei seu planejador financeiro, explicando as etapas do processo e quais são os conhecimentos e as atitudes necessárias para a elaboração de seu próprio plano. Independentemente de sua idade, condição financeira ou profissão, o planejamento é importante para seu futuro. Aceita o desafio?

 

Tem alguma dúvida sobre assuntos que impactam seu bolso? Quer saber mais sobre planejamento financeiro pessoal e familiar? Envie um e-mail para daniel.oeconomista@gmail.com. Os assuntos mais pertinentes serão tratados aqui na página!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA