7 dicas para quem quer empreender

7 dicas para quem quer empreender

Veja quais são as dicas exclusivas para quem quer empreender segundo a Master Executive e Business Coach, Fernanda Peris!

0
COMPARTILHE
dicas para quem quer empreender o masculino
Estas dicas para quem quer empreender podem ajudar você a alcançar o sucesso. Foto: Shutterstock

Se o momento é de empreender, saiba que não adianta sair atirando para todos os lados, pois a possibilidade de perdas e decepções aumenta para quem o faz. É preciso saber como iniciar um negócio para que suas chances de sucesso aumentem. Por isso trazemos novamente o tema para vocês, com as dicas para quem quer empreender.

Em boa parte, o sucesso se desenha tendo como base situações bem objetivas, como a elaboração de um bom projeto, a exploração de um mercado ainda novo, o investimento nas ferramentas e pessoas certas, etc. Mas, não adianta ter tudo isso se você não cuidar das questões mais subjetivas também.

Leia também:

5 motivos para empreender hoje

Organização pessoal: transforme sua vida já!

Dicas para saber lidar com a pressão e o estresse

Foi por isso que pedimos para que a Master Executive e Business Coach, Fernanda Peris, elaborasse as principais dicas para quem quer empreender. As informações da especialista, que é também palestrante, escritora e membro da Sociedade Brasileira de Coaching, certamente vão ajudar você a encontrar o caminho do sucesso.

Dicas para quem quer empreender

Fernanda Peris o masculino
Fernanda Peris. Foto: Arquivo Pessoal

1 – Descubra um motivo/escolha algo que faça seu coração vibrar. Eu sei, soa piegas, mas é isso. Ninguém consegue viver a vida inteira lutando por algo que não acredita. A vida empreendedora já é bastante desafiadora e se você ainda escolhe algo ou uma área apenas porque está na moda, porque vai dar lucro ou qualquer outro motivo que não seja uma coisa que realmente faça você levantar da cama todos os dias, as chances são grandes de que você não tenha fôlego para levar isso até o fim. Vão faltar motivos para entrar em ação. Simples assim. E este é o principal motivo que faz com que as pessoas desistam. Falta um motivo.

2 – Mude o seu mindset (maneira de ver/entender as coisas). Não adianta entrar no mundo do empreendedorismo e continuar com  a mesma mentalidade. Você precisa querer coisas diferentes e aprender a ver o mundo de outra forma, se não será engolido por ele. Tenha clareza de onde você quer chegar. Sem clareza, você se perde em um mundo de oportunidades e não chega a lugar nenhum. É a famosa frase de Alice (do país das Maravilhas): “Pra quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”. Quer abrir um negócio? Ótimo! Quer faturar quanto? Em quanto tempo? Ponha números, prazos e metas. Sonhos com prazos se chamam objetivos.

3 – Alinhe suas metas aos seus valores. Não importa o quão desafiadora seja a sua meta. Se em algum momento ela ferir algo que é importante para você (seus valores pessoais), você não vai buscá-la e nem atingi-la. Então você precisa descobrir seus valores, o que te move na vida e alinhar suas metas a isso, caso contrário, vai se sabotar e não saberá por que não faz o que precisa ser feito.

4 – Elimine as crenças que te limitam.  Alguns dos nossos pensamentos são os principais responsáveis por nos manter estagnados. Muitas vezes, ao eliminar uma crença, o empreendedor dá saltos gigantescos. Por quê? Porque crenças são pensamentos que comandam a nossa vida e muitos deles sem a nossa permissão consciente. Quando você percebe e muda, tudo muda.

5 – Tenha um mentor ou um Coach. Parece muito óbvio isso, mas é aqui que os empreendedores pecam. Por entender muito do seu negócio, não são bons em ver o quanto estão sendo ineficientes em algumas áreas. Se para ter um negócio de sucesso bastasse ser bom em algo, todo expert ou técnico em algo seria super bem sucedido. Mas não é o caso. O jogo aqui é outro. E saber qual a chave certa a ser virada faz toda diferença nos resultados. Aqui entra a famosa frase. “Quer ir rápido, vá sozinho, mas se quer ir longe, vá acompanhado.”

6 – Foco. Tenha suas metas na sua frente, na parede do seu escritório na agenda em todos os lugares que você puder e as veja todos os dias. Perder o foco é muito fácil. Você precisa direcionar a sua mente para aquilo que você quer e uma boa forma de fazer isso é olhar suas metas todos os dias, com clareza, prazos e evidências. E, claro, ajuste quando for necessário. Mas não perca de vista o que você quer.

7 – Ação. Eu sei, essa vai parecer óbvia, mas as pessoas simplesmente não fazem. Entenda de uma vez por todas que o saber, pura e simplesmente, não transforma. Batata frita faz mal? Hamburguer? Você come? Então. Saber simplesmente não muda. O que muda é entrar em ação. Muitos empreendedores, por terem opniões sobre o que consideram certo, errado, adequado ou inadequado, esperam “o momento certo”. Eu vou te dizer qual é o momento certo: AGORA.

É melhor entrar em ação errado do que não entrar. Porque você iria ter que aprender aquilo de qualquer jeito, então que seja rápido, antes de todo mundo!

Quando você entra em ação você informa para si mesmo que está em movimento. O Universo corresponde e a sua mente vai em busca disso. Ficar só no planejamento consome mais energia do que agir. Então parta para ação, já! Mesmo que não tenha certeza, mesmo que não tenha segurança. Faça algo a respeito do que você quer. Qualquer coisa, mas comece a agir.

Só há uma coisa que muda as circunstâncias na vida de qualquer pessoa: Ação. Nenhum negócio sobrevive somente a planejamento e teoria. Aja.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA