10 coisas que talvez você não saiba sobre a felicidade

10 coisas que talvez você não saiba sobre a felicidade

Conheça 10 coisas incríveis que você não sabia sobre a felicidade e não perca mais tempo tentando ser feliz. Seja!

0
COMPARTILHE
felicidade o masculino
Sorrir também pode trazer felicidade, diz estudo. Foto: Shutterstock

 

Todos nós buscamos a felicidade e temos algumas certezas de onde encontra-la: conquistando a pessoa amada, na realização profissional, adquirindo bens almejados, visitando lugares, etc. Mas nem sempre nos sentimos felizes com o que esperávamos e fica sempre aquela sensação de que falta alguma coisa, quando não uma frustração imensa.

Foi pensando nisso que reunimos 10 coisas que talvez você não saiba sobre a felicidade que podem lhe ajudar a alcança-la.

Leia também:

Conheça 7 razões para buscar a espiritualidade

Veja 31 ideias para quebrar a rotina e ser mais feliz

Veja 8 razões para tirar um cochilo durante o dia

Surpreenda-se com a felicidade

1 – O sorriso traz felicidade – É normal colocarmos um sorriso no rosto quando estamos felizes, o que muitas vezes acaba contagiando todos em nossa volta. O que muita gente não sabe é que sorrir pode trazer a felicidade também.

Um estudo publicado na revista Psychological Science, realizado na Universidade de Kansas, mostrou que quando sorrimos são enviadas mensagens para o nosso cérebro, que interpreta isso como um sinal de alegria. Assim, ele libera substâncias que melhoram o nosso humor para o corpo.

2 – A felicidade depende de nós – Estudos realizados por Sonja Luybomirsky, na Universidade da Califórnia, mostrou que mudar as circunstâncias externas para tentar ser mais feliz funciona somente em 10% dos casos, apesar de que tentamos fortemente nos convencer do contrário. Para que ser mais felizes precisamos mudar o que não está bom dentro de nós mesmos e, por consequência, o que está fora é que deverá se adaptar, não o contrário.

3 – A música traz felicidade – Que nunca se sentiu mais leve ou abriu um sorriso enorme ao ouvir uma música que gosta ou que traz boas lembranças? Isto é tão certo que até mesmo a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou, com a ajuda dos internautas, uma lista de 20 músicas para a felicidade. A campanha foi em comemoração ao Dia Internacional da Felicidade. Mas nem precisa se preocupar em procurar essa lista, pois acredito que você já deve ter repassado a sua enquanto lia esta parte do texto.

 

4 – É preciso sair da sua zona de conforto – Aqui damos mais uma dica de que só podemos encontrar a felicidade em nós mesmos. A nossa capacidade de nos adaptar nos faz aceitar e nos conformar com determinadas coisas que nos fazem infelizes. Para mudar este quadro é importante compreender o que nos afasta da tão sonhada felicidade, ir retirando tudo o que sobra, reconstruindo aos poucos o que queremos ser. Vale fazer uma viagem que sempre quis, começar a praticar um esporte, fazer alguma arte, etc. O importante é não esperar que a felicidade caia no seu colo.

5 – Existe uma ciência da felicidade – Trata-se da chamada Psicologia positiva, que é uma área dedicada ao desenvolvimento e bem-estar das pessoas e organizações. Ela quebra o preconceito que temos sobre esta profissão, de que é voltada para quem não está bem, ganhando a função de tornar as pessoas melhores, mais felizes.

6 – É preciso entender que é possível mudar – Não atingiremos a felicidade sem acreditar que é possível mudar a situação em que nos encontramos. Sempre há uma esperança, um caminho, uma possibilidade. Às vezes a própria ausência de uma opção possível nos leva à mudança que queríamos, mas não sabíamos que era necessária. Então, deixe o pessimismo de lado, comece a mudança que precisa, de dentro para fora, e você verá que a felicidade está mais perto do que pensa.

7 – O dinheiro não traz felicidade, mas ajuda – Antes de achar que estamos loucos, gostaríamos de explicar. Ninguém deve esperar que o dinheiro traga a felicidade, pois esta é uma ilusão que apenas incentiva o consumo. Mas a falta do dinheiro também não garante a felicidade, o que nos leva a pensar que é preciso encontrar um equilíbrio.

Não ter o dinheiro suficiente para pagar as contas do mês, por exemplo, nos traz preocupações que não teríamos se ganhássemos um pouco mais. Além disso, tanto as preocupações quanto a falta de dinheiro, neste caso, nos privam de pequenos prazeres – e lazeres – o que pode ser outro agravante.

Reflita sobre a possibilidade de evoluir em sua carreira ou mudar de profissão, talvez desenvolver um projeto paralelo que possa te garantir uma renda extra, ou, quem sabe, reduzir os seus gastos e adequar o seu padrão de vida a uma nova realidade. O que não dá é para ser feliz em meio a preocupações financeiras.

8 – Se apoiar em seus pontos fortes faz mais feliz do que corrigir as fraquezas – É comum que as pessoas passem boa parte da vida empenhando esforços para corrigir seus pontos fracos, se esquecendo assim do que é mais importante, que são suas qualidades. Nem sempre é possível mudar isto, o que leva à frustração e, principalmente, à acomodação e tristeza. Valorize o que você tem de melhor, mude em você o que é possível mudar e viva mais feliz.

9 – O otimista vive mais e melhor – Às vezes é difícil ter otimismo, principalmente diante de tantas coisas ruins que acontecem todos os dias. Mas um estudo feito pelos psicólogos Danner, Snowdon, e Friesen mostrou que é preciso se esforçar mais neste sentido. Ao comparar pessoas em situações semelhantes e eliminarem o impacto das variáveis, eles chegaram à conclusão de que as pessoas otimistas vivem cerca de 7 anos a mais do que os demais. Este é um argumento e tanto para mudar seus conceitos sobre a vida já.

10 – Doar nos torna mais felizes – Um estudo feito por Laura Atkin e publicado no “Journal of Personality and Social Psychology” mostrou que quando doamos aos outros – mais do que bens materiais, mas principalmente atenção, amor, boas energias, etc. – para outras pessoas nos sentimos muito mais felizes. Talvez ver a felicidade no outro nos faça feliz também, como uma forma de retribuição natural da vida pelo que fizemos.

Assim, se você ainda está buscando a felicidade, reflita um pouco mais sobre estes 10 pontos e, quem sabe, encontrará rapidamente o que você mais precisa mudar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA