Dicas de como acordar cedo no inverno sem drama

Dicas de como acordar cedo no inverno sem drama

Conheça as dicas infalíveis de como acordar cedo no inverno sem fazer dramas e nem ficar com sono o dia inteiro!

1
COMPARTILHE
acordar cedo o masculino
Se você é da turma que faz drama na hora de levantar, mude de atitude agora e verá os benefícios! Foto: Shutterstock

Se acordar cedo já é para muitas pessoas um verdadeiro desafio, imagina quando chegam os períodos mais frios, quando tudo parece atuar em função de deixar a cama ainda mais gostosa. Se este é também uma dificuldade que você encontra todas as manhãs, a mudança de algumas atitudes pode facilitar a sua vida. Veja aqui o que é possível fazer para mudar este quadro.

Um estudo realizado na Universidade de Roehampton, no Reino Unido, mostrou que acordar mais cedo traz inúmeros benefícios à saúde, tanto ao corpo quanto à mente. Entre os mais de mil voluntários que participaram da pesquisa, os que acordavam mais cedo diariamente eram mais magros, mais felizes e mais saudáveis do que aqueles que optavam por dormir até um pouco mais tarde. Os especialistas destacaram que acordar cedo reduz o estresse e a ansiedade, até mesmo por dar mais tempo para que possamos nos organizar e realizar tudo o que precisamos em nosso dia a dia.

acordar cedo o masculino
Entre os benefícios de acordar mais cedo está a redução do estresse e o aumento da felicidade. Foto: Shutterstock

Acordar cedo é para os fortes

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, colocar o celular no modo soneca e ficar na cama por mais dez ou quinze minutos não deixa você melhor durante o dia, apenas prejudica cada vez mais o seu despertar. Por isso, seja forte: acorde e levante já no primeiro alarme, pois assim você começará a se acostumar com a hora certa de sair da cama e seu corpo se adaptará melhor a isso, diminuindo este sofrimento matinal.

Aproveite que saiu da cama e espreguice seu corpo, fazendo um alongamento simples. Este exercício ajuda a ativar a circulação sanguínea ao alongar a musculatura e serve também como um aviso natural para o cérebro de que o descanso chegou ao fim. Tome um banho com a água em uma temperatura agradável, de preferência mais fria, o que ajudará você a despertar totalmente. Enquanto isso você pode ir se lembrando dos compromissos que tem ou mesmo ouvir uma música que te agrade, caso queira ficar mais relaxado.

O café da manhã é essencial para que você tenha um bom dia. Ele deve ser leve e bem nutritivo, pois é a primeira refeição do dia e aquela que prepara seu corpo para o desgaste diário. Aposte em alimentos naturais, com pouco açúcar e mais vitaminas. As frutas ajudam bastante a manter a saúde em dia, o que deve ser levado em conta na hora de preparar seu desjejum.

acordar cedo o masculino
A sua preparação após levantar também pode ajudar você a ficar mais bem disposto o dia inteiro. Foto: Shutterstock

Acordar cedo no inverno

No período mais frio estas dicas precisam ser reforçadas com outras atitudes que farão muita diferença no final das contas. Se no inverno o sono fica bem mais gostoso, é nesta época mesmo que encontramos mais dificuldade de sair da cama e ir cumprir nossos compromissos. O que precisamos ter em mente é que tudo isso é influenciado por um verdadeiro ciclo vicioso no qual entramos sem perceber e que acaba nos prejudicando muito: dormir tarde, acordar tarde, ficar com sono durante o dia, perder o sono à noite, dormir tarde… E assim progressivamente.

A principal dica de como acordar cedo, sem dramas e ainda ficar bem disposto durante todo o dia é convencer seu relógio biológico de que ele deve respeitar algumas regras básicas. Isso não se consegue da noite para o dia (literalmente!), mas é preciso começar já. É preciso reeducá-lo para que ele possa se enquadrar melhor na sua rotina, o que ajudará tanto na hora de sair da cama quanto no sue desempenho nas tarefas diárias.

acordar cedo o masculino
Para diminuir o sono durante o dia é importante que você não caia na tentação de ficar na cama. Foto: Shutterstock

Não force seu relógio biológico

Este é um processo que levará algum tempo e é melhor que você tenha paciência e persistência. Por isso, comece a mudar aos poucos e vá conquistando gradualmente uma reorganização de seus horários. Acordar e sair da cama 15 a 30 minutos mais cedo é um bom início. Altere seu despertador antecipando estes minutos, mantendo por uma semana. Seu corpo irá se acostumando com o tempo e você poderá reduzir mais alguns minutos na semana seguinte.

Mas como já disse anteriormente, não adianta acordar mais cedo se você for dormir cada vez mais tarde. Você ficará com sono durante o dia inteiro, pois o corpo precisa de um tempo de descanso que precisa ser respeitado. Então desligue a tv, o computador e guarde o celular. Pegue um livro e diminua a luminosidade do quarto. Assim o sono virá rapidamente e você conseguirá dormir em um horário bom, guardando o período de descanso, que segundo especialistas fica entre 6 e 8 horas por noite.

acordar cedo o masculino
Dormir bem é importantíssimo para que você tenha mais facilidade para acordar bem. Foto: Shutterstock

Cuide da alimentação

Evite fazer refeições mais gordurosas, com muito açúcar ou mesmo estimulantes à noite (qualquer coisa com cafeína ou guaraná, por exemplo), pois isto pode prejudicar o seu sono. O estômago cheio pode levar a uma má digestão, o que atrapalha dormir, enquanto os doces dão energia e te deixam “ligado” por muito mais tempo. Uma boa opção é um sanduiche natural, uma salada ou mesmo uma sopa mais leve. Você verá que seu corpo irá responder melhor tanto durante a noite quando no dia, além de contribuir para mantê-lo sempre em forma.

Pode parecer bobeira, mas colocar o despertador mais afastado da cama pode funcionar muito, pois você terá que levantar para desliga-lo e, estando de pé, não precisa voltar a se deitar e ficará mais fácil vencer a tentação do modo “soneca”. Outra dica importante é não ceder à tentação de achar (e repetir o tempo todo!) que acordar mais cedo no inverno é uma tortura, pois isto acaba colocando o seu inconsciente contra você mesmo. Entenda que será benéfico para sua rotina e seu desempenho e verá o quanto isso vai te trazer qualidade de vida.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA