Fotografia: por que devemos escrever com a luz?

Fotografia: por que devemos escrever com a luz?

2
COMPARTILHE
fotografia o masculino
Considere essa perspectiva: a fotografia é uma caderneta de poupança, de lembranças e emoções. Foto: Jotalucas Fotografia

Salve amigos e amigas, leitores e leitoras. Agradeço antecipadamente a atenção de todos vocês neste que é meu primeiro artigo neste site.

Vou escrever sobre Fotografia, mas não pretendo aqui me ater muito aos termos técnicos, nem dissertar para profissionais mais experientes que eu. Quero, modestamente, apresentar a Fotografia a vocês e encorajá-los a fotografar, profissionalmente ou não. Importa aqui para nós o porquê.

Fotografar, como expressão individual do ser, é fazer recortes de nossa história, é dar ao mundo uma visão sua da realidade, filtrada por seus valores, sua criação, sua formação. Enfim, a imagem que se cria é fortemente “temperada” com toda a bagagem cultural que a pessoa carrega consigo. Como bem disse Sebastião Salgado, “Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura”.

Fotografia

Quer se iniciar na Fotografia? Recomendo que veja fotos dos grandes mestres, mas dedique-se a olhar e sentir a fotografia. Tente perceber o que está além do imediato, educando-se a ter um olhar mais atento. O passo seguinte será olhar a realidade à sua volta, seja ela simples ou complexa. Certamente, encontrará motivos interessantes para registrar uma foto.

Em alguns casos pode haver um desinteresse inicial em fotografar, por exemplo, seu cotidiano familiar. Mas isso é um daqueles tipos de fotografia que ganham muita importância com o tempo. Sua mãe preparando um almoço de domingo ou seu pai tentando consertar um chuveiro podem parecer, inicialmente, situações corriqueiras demais para serem registradas. Mas imagine como essa foto pode trazer boas lembranças num futuro próximo ou distante?

Costumo pensar a fotografia como uma caderneta de poupança de emoções, que serão sacadas no futuro, resgatando lembranças e sentimentos.

Fotografe tudo o que o toca de alguma maneira. Com o tempo e algum treino, fará fotos em menor quantidade e com mais qualidade.

Termino com uma frase de Timothy Allen, fotógrafo inglês, para que se animem a fotografar: “Pode ser uma armadilha para o fotógrafo pensar que suas melhores fotos são aquelas que foram mais difíceis de capturar”.

Obrigado por sua atenção e até o próximo!

Sobre o autor: Josemar Lucas, ou Jotalucas (nome que adotou na Fotografia) é mineiro de BH, 39 anos. Graduado em Publicidade, tem formação em fotografia pelo Sesiminas e fotografa profissionalmente desde 2010.

Site: www.jotalucas.com.br
Instagram: www.instagram.com/jotalucasbh
Facebook: https://www.facebook.com/JotalucasFotografia

2 COMENTÁRIOS

  1. Super interessante o artigo, gostei muito, preciso arrumar um tempo pra me dedicar a fotografia, realmente sempre que olho fptos antigas é carregada fr lembranças. … Parabéns pelo artigo. ..

  2. Show de bola, super interessante o artigo, é de incentivar a sair por aí a fotografar … Parabéns.

DEIXE UMA RESPOSTA